segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Porque Jesus e chamado de Filho do Homem?



A expressão "Filho do homem" mostra a humanidade de Jesus, Sua identificação com Suas criaturas de maneira universal. Talvez seja por isso que esse título não seja achado nas epístolas, pois estas são endereçadas à Igreja e não à humanidade em geral.


Para facilitar, vou colar aqui o que foi traduzido do Concise Bible Dictionary:

O Senhor constantemente falou de Si mesmo como o "Filho do Homem", um título que O conectava como sendo a cabeça universal, e não meramente com Israel, especialmente no que diz respeito aos Seus sofrimentos, ressurreição e reinado. Enquanto caminhava neste mundo Ele podia dizer, "O Filho do Homem que está no céu" (Jo 3:13). Embora sendo Deus, Ele foi um perfeito homem: podia sentir cansaço e fome e precisava de sono. Ele orava como alguém dependente de Deus; foi abandonado por Deus e morreu. Todavia, Ele era o Justo -- de um tipo moralmente diferente de todos os outros homems: Ele era o Segundo homem, do céu (1 Co 15:47).


De acordo com a carta aos Hebreus 2, Cristo se tornou o Filho do Homem a fim de:


1. Para que "provasse a morte por todos" Hb 2:9;
2. Para aniquilar "o que tinha o império da morte, isto é, o diabo" Hb 2:14;
3. "para expiar os pecados do povo" Hb 2:17;
4. Para "socorrer aos que são tentados" Hb 2:18.


Ele é colocado como Filho do Homem sobre todas as obras das mãos de Deus, é o herdeiro de todas as coisas de acordo com os conselhos de Deus; Ele irá reinar até que todos os inimigos sejam colocados sob os Seus pés, e Ele ser aclamado como "Rei de reis e Senhor de senhores". O Senhor disse que "o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos". Enquanto isso não encontramos o título usado nas Epístolas e em Apocalipse, exceto em Hebreus 2:6, que é uma citação do Salmo 8, que fala de Seu domínio universal, e em Apocalipse 1:13 e 14:14, onde Ele está pronto para julgar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário