domingo, 25 de dezembro de 2011

Deuteronomio 14:22-29 como era a questao do dizimo?



22 Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
23 E, perante o SENHOR teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR teu Deus todos os dias.
24 E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o SENHOR teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR teu Deus te tiver abençoado;
25 Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR teu Deus;
26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;
27 Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo.
28 Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas;
29 Então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.
Note que no versículo 23 diz que o dízimo deveria ser comido, ( usado, desfrutado ) pelo próprio dizimista na presença do Senhor. Era uma maneira de comemorar a bênção da provisão recebida, reconhecendo que quem abençoa é o Senhor, e por isso a Ele devemos dar as graças, veja também o versículo 26.
Nos versículos 27,28 e 29 percebemos que o dizimista também deveria se preocupar com os menos favorecidos, e com os levitas que não tinham herança no meio da terra, e este beneficio era administrado pelo próprio dizimista. Veja o destaque e ênfase para o final do texto, (para que o SENHOR teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem). Mas em nossos dias os lideres religiosos apenas usam o texto de Malaquias 3:10 e 11 para ensinar sobre o dizimo porque com este texto fica mais fácil eles introduzirem suas doutrinas egoístas e interesseiras. Não estou dizendo nem que é certo nem errado recolher dízimo, ainda que vamos encontrar textos, que devem por muito mais polemica neste assunto, o que estou destacando aqui é o erro grosseiro das igrejas de hoje na sua maneira de ensinar e proceder quanto ao dízimo. II Pedro 2:3

5 comentários:

  1. Deus anunciou o evangelho primeiro a Abraão(Gl3:8) E ele entregou o dízimo a Melquisedeque(Sacerdócio Indestrutível) (Hb7:16-17) Onde está escrito na bíblia que os cristãos filhos de Abraão pela fé não devem entregar o dízimo?(Gl3:7) Abraão era Profeta (Gên20:7) Abraão além de ser o pai da FÉ é também o pai espiritual de todos os crentes(Rm4:11-12) (Rm3:29-30) Abraão também é amigo de Deus.(Is41:8)(Tg2:23) (Cr20:7) Os que são da FÉ,esses são filhos de Abraão.(Gl3:7) De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.(Gl3:9) (Rm4:16) Deus não aboliu o dízimo da Ordem do Sacerdócio de Melquisedeque porque ela é indestrutível e superior a levítica. Abraão entregou o dízimo dos despojos de guerra a Melquisedeque (Sacerdócio Indestrutível) essa Ordem de Sacerdócio é superior a levítica(Arão)(Hb7:16-17) Jesus pertence a mesma Ordem do Sacerdócio indestrutível de Melquisedeque(Hb7:16-17) (Hb7:8) e pode receber o dízimo na Igreja que é o seu corpo para a glória de Deus(Cl1:18)(Cl1:24)(Cl3:17) (1Cor10:31) Despojos ou Despojos de guerra que Abraão entregou a Melquisedeque incluem bens e tesouro(1Cronicas 26:26-27) (Hb7:4) (Gn14:19) (Exodo 12:35-36) (Gn15:14) Segundo o dicionário online Tesouro também significa: Quantidade vultosa de ouro, prata, pedras de grande valor, ou dinheiro. O Dia que alguém mostrar na bíblia para os cristãos que A ORDEM DO SACERDÓCIO DE MELQUISEDEQUE (Sacerdócio indestrutível) que é superior a levítica FOI ABOLIDA(Hb7:16-17) (Hb7:8) e que despojos de guerra não incluem bens e tesouro ai sim não entregaremos mais o dízimo. O que é impossível !!! Todos os atos de fé , amor , gratidão e obediência a Deus praticados por Abraão(Hb11:17) e por todos do AT não é necessário estarem escritos + de 1x para serem praticados desde que haja contexto no NT no caso o dízimo está no verbo presente e com riqueza de detalhes no NT(Hb7:8)

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    1. A circuncisão veio como pacto para Abraão e depois para todo Israel como uma aliança do povo com Deus . Por que muitos defendem o dízimo para os cristão e não defende a circuncisão , pois os dizimistas antes serem dizimistas eram circuncidados
      ! No novo testamento a partir de Atos , não encontramos nenhum cristão ou apóstolos entregando o dízimo no templo ( 0 d.c.destruído por volta do ano ) , mas encontramos vários textos que constam que os cristãos ajudavam os irmãos necessitados e o próprio Jesus dizendo ao jovem rico ( voltando em marcos 10;21) dizendo:E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me e não para dar a uma instituição ou denominação criada por homens . eles faziam coletas aos pobres = semear é dar aos pobres :Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
      E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;
      Conforme está escrito:Espalhou, deu aos pobres;a sua justiça permanece para sempre.
      Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, também vos dê pão para comer, e multiplique a vossa sementeira, e aumente os frutos da vossa justiça;
      2 Coríntios 9:7-10

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    2. “Em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão tem valor algum, mas sim ser uma nova criatura” (Gl6:15) As leis cerimoniais e os sacrifícios foram abolidos (Ef2:15) (Cl2:14) (Hb7:18-19) O dízimo não pertence as leis cerimoniais e nem aos sacrifícios para ser abolido. Também não pode considerar o dízimo uma prática exclusiva só do povo de Israel , porque até quem não era israelita praticou o dízimo.(Hb7;6)

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  2. Se as pessoas analisassem bem, o livro de Malaquias eles iriam notar que o texto, não está falando pra Cristãos pois não existia cristão, palavra cristão surgiu em roma onde os judeus fora obrigados a virarem cristãos eles deveriam negar a sua fé no filho de Deus e receberem o cristianismo ou seria todos mortos eles eram queimados vivos como cristãos, eles se ternaram cristãos na força e mesmo assim eram mortos pelo cristianismo, em fim só aqui já da pra saber que o povo está sendo enganado pelo cristianismo; o texto de Malaquias quando Deus fala do dizimo ele diz que é para que aja MANTIMENTO em MINHA CASA Não na Igreja pois a igreja nunca foi a casa de Deus e nem vai sser

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    1. Deus anunciou o evangelho primeiro a Abraão(Gl3:8) No N.T. não tem manifestações contrária ao dízimo ,Os mandamentos morais e os vários preceitos de Deus do A.T foram adotados e mantidos no N.T. e estão em vigor. O dízimo (décima parte) pertence a Deus é uma mensagem profética e um preceito oral e moral (Gn26:5) (Gn14:18-20) (Hb7:8) (Ml3:8-10) (2Pe2:17) (Ap11:13) Abraão depois que foi chamado por Deus obedecia o Torá oral , o Torá oral originalmente foram transmitidos de maneira oral de geração a geração (Gn26:5) (Gn12:1) Assim como Melquisedeque também obedecia o Torá oral se não fosse assim o próprio Melquisedeque não seria Sacerdote do Deus altíssimo.(Hb7:1) (Hb7:6) e subordinado a Deus. Onde há ordem de Sacerdócio há o dízimo. Jesus é o magnífico sacerdote sobre a Casa de Deus.(Hb10:21) (Ef1:23)(1Tm3;15) (At11:25-26) (At25:9-11) (Ef4:11) (At20:28) (Cl1:18) Digno é o Cordeiro, QUE FOI MORTO , de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.(Ap5:12) E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que "vive." está no verbo presente (Hb7:8) (Hb6:20) (1Co9:13-14) Portanto dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele seja a glória perpetuamente! (Rm11:36) A prática do dízimo não é pecado.

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