domingo, 27 de maio de 2012

Como convencer catolicos do pecado da idolatria?



Como convencer os católicos de que a idolatria é pecado, se eles não se consideram idólatras e acham que suas imagens são apenas objetos de culto ou veneração, e não ídolos. Sei bem o que dizem, porque eu também já fui um.



O que eu não enxergava era como alguém poderia construir uma basílica para abrigar uma mera imagem, subir escadas de joelhos em sua honra e esperar que ela tivesse superpoderes, quando nem contra a poeira ela podia proteger a si mesma. Era preciso um espanador periódico para livrá-la de seu problema.


Slm 135:15-17  Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não vêem, Têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. 


Antes de ir ao ponto quero deixar claro que idolatria não se restringe à adoração de imagens, mas sim a ocupação com qualquer coisa que acharmos poder nos deixar felizes e realizados. As igrejas neo-pentecostais que você vê na TV são antros de idolatria tão graves quanto a idolatria e superstição encontrada nos cultos pagãos. Muitas pessoas estão ali em busca de coisas como saúde e prosperidade que acham ser a solução para todos os seus problemas. Saúde e prosperidade são seus ídolos. Nesses lugares você encontra à venda uma seleção de objetos de idolatria que fariam Aparecida do Norte parecer coisa de amadores.

Voltando ao catolicismo romano, entrar em um debate sobre o significado da idolatria com um católico é perda de tempo porque a coisa vai ficar no âmbito filosófico, linguístico etc. Tentar combater cada um de seus erros seria contraproducente, pois são muitos. Se você quiser que um cão largue o osso, não tente tirar dele. Mostre um filé.

Eu costumo perguntar as pessoas no meu trabalho:

"Você conhece a história de Santo Antonio, não é mesmo? De quem Santo Antonio era devoto?"

"De Jesus".

"E Santa Rita?"

"De Jesus".

"São Pedro?"

"Jesus também".

"São Benedito?"

"Devoto de Jesus".

"Então siga o exemplo dos santos" !

Ats 10:25-26 "E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizen-do: Levanta-te, que eu também sou homem".

Para as adoradoras de Maria a abordagem e o  de obediência ao mandamento de Maria: "Façam tudo o que ELE (Jesus) mandar". E se ela podia ir direto àquele que disse "Vinde a mim", por que iria à mãe que era tão necessitada como qualquer um de nós ao ponto de precisar ser amparada e cuidada pelo discípulo João após a morte de seu filho?
Quando estamos doente, vamos ao medico, ou a casa da mae dele?
Joã 19:27 "Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa".

E aos espiritas de plantao  deixo um pensamento pessoa! a ideia da reencarnacao numca me seduziu! Quem seria tao louco de querer voltar a esse mundo.

Heb_9:27-28 "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação".

Para os que vivem se queixando da má sorte e adoram a prosperidade material, como muitos que enchem os templos neo-pentecostais, eu digo  que se a vida aqui fosse boa, próspera e confortável ninguém iria querer mudar-se para o céu.

1Tm_6:8 "Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes".

Quem me conhece desde a infancia sabe que fui criado pelos meus avos, e minha avo era devota de santo antonio e meu avo era espirita, no fundo de casa tinha uma casinha onde ele tinha um altar pagao com imagens de todo tipo, desde preto velho ate os espiritos indigenas, maria entao tinha de todas as cidades do mundo ( lourdes,rosario,aparecida,de fatima etc).
Voce deve estar se perguntando se eles se converteram antes de falecerem?  Essa pergunta eu nao posso responder porque no dia da morte de cada um deles eu nao estava la, mas sei que o Senhor Jesus estava!!! E claro que eles reconheciam que Jesus e o Senhor de tudo, mas por ignorancia e desinformacao nao tiveram a oportunidade de construir uma comunhao legitima com o Senhor Jesus.
A minha tia Neurian me disse que quando o meu avo estava numa cama de hospital lutando pela vida e com multiplas falencias nos orgaos, ela disse a ele (se entrega a Deus  meu pai o senhor ja sofreu muito, e ele suspirou e foi embora) , eu quero crer que pro Senhor Jesus, um milesimo de segundo e suficiente para uma pessoa se converter e ele perdoa-la!
Existem muitos católicos salvos mesmo dentro do catolicismo, porém estão presos ao medo e superstição que envolve aquela religião. Se estão salvos é por crerem em Cristo e não por serem católicos. Eu mesmo, quando me converti a Cristo, comecei a ler a biblia catolica, pois nunca tinha ouvido falar de uma alternativa. Sou do tempo que diziam que a única igreja verdadeira era a católica, e as outras adoravam o diabo.

Mas qual não foi a minha surpresa quando comecei a ler a verdadeira  Bíblia e compará-la com o Catecismo Católico. Logo vi que as coisas não batiam e a manipulação era tão sem-vergonha que até os dez mandamentos foram reduzidos a nove com a exclusão do que condena a idolatria, para serem transformados em dez novamente com a divisão do último ("Não cobiçarás") em dois, "Não cobiçarás a mulher do próximo" e "Não cobiçarás as coisas alheias".

Portanto, se deseja mesmo que uma amiga ou amigo se converta a Cristo, fale de Cristo a ela. Se precisar esclarecer uma ou outra dúvida sobre alguma doutrina errada do catolicismo, faça isso rapidamente e volte para a cruz, a obra de Cristo morrendo para pagar por nossos pecados. É pela fé em Cristo, e não pela negação do catolicismo, que a pessoa é salva. É por crer na verdade, e não por duvidar do erro, que se chega ao céu. É por confiar unicamente no sangue derramado na cruz, e não por deixar imagens e outras coisas que se obtém o perdão.

2 comentários: