domingo, 22 de abril de 2012

Seria possivel Jesus pecar?

Alguns pregadores usam de linguagem dúbia e deixam uma brecha para a possibilidade de Jesus pecar. Isso é um erro grasso. Sem deixar claro o que quer dizer, acaba incorrendo naquilo que o Senhor nos exorta a não fazermos: "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna" Mat 5:37. 
Aqueles que falam da possibilidade de Jesus pecar geralmente concordam que ele nunca pecou, mas que tinha um corpo, um cérebro e a capacidade natural de discernir uma tentação e escolher cair nela ou não. Argumentam que se ele não tivesse um cérebro e uma vontade não seria humano. Numa tentativa de amenizar suas afirmações, dizem que Jesus não tinha a capacidade moral de pecar porque não seria mau o suficiente para isso e por não existir maldade nele. Ou seja, acham que Jesus podia pecar mas que não iria pecar.

A confusão toda está em não entender que Jesus nunca deixou de ser Deus, mesmo ao assumir a humanidade. E se perguntarmos se "Seria possível Deus pecar?", a resposta será um sonoro "NÃO!". Seria possível Deus mentir? Não! Seria possível Deus roubar, matar, adulterar, cobiçar... NÃO! 

Então nada disso seria possível para Jesus também, pois ele é e sempre foi Deus, e não deixou de ser Deus ao se tornar também homem. Se existisse a possibilidade de Jesus pecar enquanto andou aqui, também existiria a possibilidade de ele pecar agora que está no céu, pois continua sendo o mesmo Homem ali, agora em um corpo glorificado. Dá para imaginar Jesus pecando no céu?!

Heb 4:15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Este versículo diz literalmente "em tudo foi tentado, pecado à parte" ou "isento do pecado como a raiz de onde procedem os pecados". Ou seja, mesmo sendo homem Jesus não podia pecar, era impossível que pecasse, pois não tinha em si o pecado, a natureza pecaminosa ou princípio ativo gerador de pecados.

Talvez você argumente que Adão também não tinha uma natureza pecaminosa antes de cometer o primeiro pecado, mas Adão podia pecar por ser apenas humano e não ser Deus. Os anjos podiam pecar, porque eram apenas anjos e não Deus Criador. Mas Jesus não podia pecar por ser Deus eterno, Criador e mantenedor de todas as coisas. Dizer que Jesus poderia pecar e ao mesmo tempo afirmar sua divindade é colocá-lo no mesmo nível dos deuses gregos e romanos, que tinham paixões, concupiscências e pecados idênticos aos dos homens.

Há quem argumente que seu lado humano é que estaria aparelhado para pecar. Mas como alguém poderia sequer conceber um Jesus dividido em dois, em que sua humanidade pudesse cometer pecado e sua divindade não?! "Porque nEle habita corporalmente toda a plenitude da divindade." Cl 2:9. Ele é o Verbo eterno (Jo 1:1). Ele é o Filho unigênito que está no seio do Pai (Jo 1:18). Como alguém poderia pensar que o pecado tivesse qualquer possibilidade de existir ou ser concebido naquele que é Deus eterno?

Existem duas posições quanto a este assunto, e apesar de ambas concordarem que Jesus nunca pecou, uma afirma que ele poderia ter pecado, caso contrário não seria humano. Quando ouvir pregadores que acreditam que Jesus poderia pecar, refute completamente tal ideia. Independente do quanto eles tenham feito para levar as pessoas a Cristo, isso não lhes dá a desculpa de cometerem um erro tão grosseiro quando o assunto é a divindade de nosso bendito e impecável Senhor e Salvador Jesus, Deus e Homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário